terça-feira, setembro 30, 2008

E hoje, recebi esta mensagem...

"A propósito de mãos: aqui estão as mãos são o mais belo sinal da terra nelas ponho a minha boca simples mas bela. Obrigada pela tarde de ontem"
Sim, é Eugénio de Andrade e sim, é Tia Bel :)

Etiquetas:

Uma nota gastronómica...

... os jantares de 6ª e Domingo, respectivamente. Aconselho vivamente a 2ª receita: é simples e simplesmente deliciosa!
Tofu com cerveja
500g de tofu,½ embalagem de sopa de cebola em pó, ½ cerveja, sal q.b
Corta o tofu aos pedaços e coloca num pirex de ir ao forno. Numa tigela mistura a sopa de cebola (escolhe uma marca que não tenha ingredientes de origem animal) com a cerveja e o sal. Verte por cima do tofu e leva ao forno até ficar dourado. Serve acompanhado com arroz de legumes.
Sugestão: Também podes cozinhar num tacho.
Camarão com broa
500 gr de camarão sem casca, 500 gr de broa, 4 dentes de alho picado, 1 cebola picada, 50 gr de salsa picada, azeite, sal, tabasco
Pique a broa grosseiramente e aproveitando só o miolo, leve-a ao forno a assar até ficar dourada. No tabuleiro do forno misture o camarão, o alho, a cebola e umas gotas de tabasco. Regue generosamente com azeite. Espalhe a broa por cima do camarão. Leve ao forno a 200º durante 10 min. Retire do forno, polvilhe com a salsa picada e envolva o camarão com a broa. Sirva com uma mistura de alfaces, temperada com azeite e vinagre balsâmico.
Fonte: Nouvelle Cuisine

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, setembro 25, 2008

Uma nota gastronómica...

... mais um jantar feito enquanto o pai dá a papa: "eu perdi o dó da minha viola, da minha viola eu perdi o dó..." eheheheh
Massa com salmão fumado e espargos
400g de esparguete, 2 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho cortados bem fininhos, 1 cebola roxa pequena cortada em rodelas, 1 molho de espargos cortados ao meio, ¼ chávena de sumo de limão, 1 colher de sopa de raspa de limão, 1 colher de sopa de endro (dill) picados, 200g de salmão fumado em tiras, sal e pimenta-do-reino moída na hora
Cozinhe a massa de acordo com as instruções. Escorra e reserve. Aqueça a mesma panela e coloque o azeite em lume baixo. Ponha o alho e deixe cozinhar sem queimar. Acrescente a cebola, os espargos e cozinhe por aproximadamente 2-3 minutos. Acrescente a massa, o sumo de limão, as raspas de limão, o endro, o salmão e tempere a gosto. Mexa para que tudo fique bem misturado.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, setembro 24, 2008

Uma nota gastronómica...

... e mais um jantar depois de um lanche fantástico no novo lar da Natalie ;) ...
Tarte tartin de cogumelos
(6 pessoas)
120g de manteiga sem sal cortada aos bocados, 1 ½ colher de azeite, 3 dentes de alho esmagados, 500g de mix de cogumelos cortados ao meio, 375g de massa folhada preparada, sal q.b. Para o caramelo de balsâmico: ¼ chávena de vinagre balsâmico, ¼ chávena de açúcar amarelo, 3 colheres de chá de tomilho
Aqueça o forno a 200ºC. Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira grande em lume alto. Adicione os cogumelos, o alho e tempere com sal. Cozinhe por 5 minutos ou até dourar. Unte 6 ramemquins (capacidade de 1 chávena cada). Divida os cogumelos pelos ramequins. Corte 6 círculos de massa folhada (com tamanho suficiente para caberem dentro do ramequin) e coloque em cima dos cogumelos. Leve ao forno num tabuleiro e asse por 20 minutos ou até a massa estar dourada. Enquanto a tarte estiver a cozinhar faça o caramelo: coloque o vinagre e o açúcar numa frigideira em lume alto. Mexa o açúcar até este dissolver. Deixe levantar fervura e cozinhe por 4 minutos ou até engrossar. Adicione o tomilho e misture. Retire do lume e reserve. Vire a tarte tartin em pratos e regue com o molho. Sirva acompanhado de uma salada.
Fonte: Revista Blue Cooking, nº24 de Fevereiro de 2007
Nota Floppyanna: não fiz em 6 ramequins (até porque só tenho 2), fiz numa tarteira normal e acho que ficou bom na mesma!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, setembro 17, 2008

Uma nota gastronómica...

... e mais uma coisa que fiz há muito tempo (que parece que foi mesmo há muito tempo porque ainda tinha uma grande barriga) e nunca cheguei a pôr aqui. São óptimos e leves sem serem muito doces.
Queques mornos de maçã
(6 pessoas)
12 colheres de chá de caramelo, 2 maçãs pequenas cortadas em fatias, 120g de açúcar, 3 ovos, 1 colher de chá de extracto de baunilha, 160g de farinha sem fermento, 1 colher de chá de fermento em pó, 120g de manteiga sem sal derretida
Aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga 6 formas de queque. Coloque 2 colheres de chá de caramelo dentro de cada forma. Coloque uma fatia de maçã em cima do xarope. Usando uma batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha numa velocidade alta durante 5 minutos até obter uma mistura volumosa, espessa e clara. Incorpore delicadamente a farinha com a ajuda de uma colher, o fermento peneirado e a manteiga derretida arrefecida. Divida a massa pelas formas e leve ao forno por 18 minutos ou até ficarem dourados. Deixe arrefecer por 5 minutos antes de os retirar das formas. Sirva mornos com natas espessas ou gelado de baunilha.
Fonte:
Revista Blue Cooking, nº20 de Outubro de 2007

Etiquetas: , , ,

Eu sei que não era que isto que queriam ver escrito...

... mas esta volta tem que ser lenta... por isso, aqui fica mais uma sugestão para comer:
Pizza de atum com anchovas e alcaparras
(6-8 pessoas)
50g de manteiga, 100g de cebola picada, 1 lata grande de atum, 1 frasco de molho de tomate com manjericão, 1 pimento verde, ½ pimento vermelho, 1 lata pequena de anchovas, 600g de massa de pão, 200g de queijo mozzarella em fios, 1 colher de sobremesa de alcaparras.
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Derreta a manteiga num tacho, junte a cebola picada e deixe alourar. Adicione o atum escorrido, mexa com uma colher de pau para o desfazer em lascas e junte o molho de tomate. Misture bem e quando começar a ferver retire do lume. Entretanto, lave os pimentos, limpe-os de sementes e peles brancas e corte em pedaços pequenos. Escorra as anchovas e passe-as por água corrente. Estenda a massa do pão com a ajuda do rolo e de farinha o mais fino que conseguir e coloque-a num tabuleiro pincelado com gordura. Por cima, espalhe o atum com o tomate deixando uma margem toda à volta de cerca de 1 cm. Salpique com os pimentos, as alcaparras, as anchovas e o queijo. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Fonte:
Revista Saberes&Sabores, nº168 de Fevereiro de 2008

Etiquetas: , , ,

terça-feira, setembro 16, 2008

Floppy is back!

... com a minha bebé linda na escola e longe do meu colo, tento voltar à minha rotina... claro que isso implica acordar a Floppy que esteve todo este tempo adormecida :)
E aqui fica uma sugestão que experimentei ontem (também tento voltar à minha rotina gastronómica) (mas eu sou tão má nas rotinas e tão boa a fugir delas... ... ...):
Cake de atum com tomate
(4 pessoas)
"3 ovos, 1 ovo cozido, 120 g de farinha para bolos, 75 g de queijo ralado, 15 cl de leite, 3 latas pequenas de atum, 2 colheres de sopa de concentrado de tomate, sal & pimenta

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Picar grosseiramente o ovo cozido. Escorrer muito bem o atum e reservar o óleo. Esfarelar o atum com o auxílio de um garfo. Untar uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com um pouquinho de óleo. Misturar muito bem os ovos com a farinha, o queijo ralado, o óleo reservado, o leite, sal e pimenta até obter uma massa lisa e homogénea. Incorporar o concentrado de tomate, o atum e o ovo cozido picado. Transferir a massa para a forma e levar a cozer no forno por 40 minutos. Deixar amornar antes de desenformar. Servir frio, com salada de alface."

Fonte: Elvira´s bistrot

Etiquetas: , , ,