sexta-feira, outubro 24, 2008

Uma nota gastronómica...

... a primeira receita foi um jantar recente (muito bom) e a segunda foi outra que fiz no no inicio do meu regresso culinário, e que também recomendo vivamente!

Flan de espinafres com requeijão
(6-8 pessoas)

40g de manteiga, 400g de espinafres congelados, 1 requeijão, 4 ovos, 50g de maizena, 2dl de leite, sal, pimenta preta de moinho, noz moscada, 50g de miolo de noz, 3-4 colheres de sopa de molho de tomate, queijo parmesão ralado

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Deite a manteiga num tacho, junte-lhe os espinafres e leve ao lume. Deixe cozinhar sobre lume moderado, mexendo de vez em quando, até os espinafres estarem macios. Deite o requeijão numa taça e desfaça-o com um garfo. Parta os ovos para outra taça, desfaça-os com uma vara de arames, junte-lhes a maizena e mexa até estar completamente dissolvida. Adicione o leite e tempere com sal, pimenta moída na altura e noz moscada. Junte os espinafres ao requeijão, adicione a mistura de ovos e leite e as nozes grosseiramente picadas e misture muito bem. Deite o preparado numa forma de louça untada e, por cima, espalhe o molho de tomate. Polvilhe generosamente com o queijo parmesão e leve ao forno durante cerca de 20min ou até a superfície estar dourada.

Fonte: Revista Saberes e Sobres, nº168 – Fevereiro 2008-10-24

Nota Floppyanna: fiz tudo a olho e tentei dar mais sabor: temperei bem e cozinhei os espinafres com 2 dentes de alho esmagados. E claro, gastei um pacote de queijo ralado para levar a gratinar e ficar mais guloso…

Pataniscas de salmão fumado e courgette
(4 pessoas)

2 ovos, 1 ½ colheres de sopa de manteiga derretida, ½ chávena de leite, 1 ½ chávena de farinha com fermento, 100g de salmão fumado cortado em tiras finas, 2 courgettes raladas, 1 colher de sopa de aneto picado, sal e pimenta q.b., 1 colher de sopa de azeite

Numa tigela grande misture os ovos, a manteiga arrefecida e o leite. Adicione a farinha e bata até obter uma massa cremosa, sem grumos. Junte o salmão, a courgette, o aneto, sal e pimenta. Misture. Aqueça o azeite numa frigideira grande em lume médio. Coloque 1 colher de sopa por patanisca na frigideira e cozinhe por 3min de cada lado ou até ficarem douradas. Retire da frigideira e mantenha quente. Repita o processo até usar toda a massa. Sirva acompanhado de uma salada.

Fonte: Revista Blue Cooking, nº27 de Maio 2008

Nota Floppyanna: na altura que fiz não tinha courgettes e então fiz com cenoura. Ficou bom. Fica a curiosidade de experimentar com courgette…

Etiquetas: , , , , , ,

quarta-feira, outubro 22, 2008

Uma nota gastronómica...

... jantar para uma mãe cozinheira (me!), um pai babado, uma apreciadora de seitan, um não apreciador de seitan e uma prima não comedora de carne, assistidos por um bebé com sono e uma cadela a roer um osso :)
Assado de seitan
500g de seitan, 20 batatas pequenas, 7 dentes de alho, 3 cebolas, 2 folhas de louro, piripiri, sumo de 1 laranja, noz moscada, salsa fresca, azeite, 250ml de vinho branco, 1 colher de sopa de colorau, flor de sal, pimenta preta
Num almofariz, coloque 5 dentes de alho com flor de sal, colorau, piripiri, azeite e sumo de laranja. Esmague tudo. Coloque o seitan numa travessa com alguns golpes em cima e regue com o molho. Deixe apurar durante 3 horas. Descasque as batatas e corte-as aos pedaços. Faça uma cama de cebolas e alho, por cima coloque o seitan e disponha as batatas à volta. Adicione o tempero do seitan, onde esteve a apurar, junte a noz moscada, a pimenta preta, as folhas de louro e regue tudo com o vinho. Leve ao forno. Vá regando com o molho para não deixar a parte de cima secar. Quando estiver quase pronto, adicione a salsa picada.
Fonte: Livro “As minhas receitas”
Nota Floppyanna: Gostei, apesar de gostar mais de outra receita, e achei que o sumo de laranja dá-lhe um travo que não é muito do meu agrado… fiz com cebolas roxas, agora cozinho tudo com elas, e dá um sabor muito menos forte e mais adocicado que as normais.

Etiquetas: , ,

terça-feira, outubro 21, 2008

Uma nota gastronómica...

... o jantar de ontem acompanhado de um arroz branco...
Camarão com manga e caju torrado
(8 pessoas)
1 kg de camarão médio inteiro, limpo e descascado, 1 chávena de caju torrado, 1 chávena de manga cortada em cubos, 1 chávena de manga passada pelo processador, 1 colher de sopa de gengibre ralado, ½ colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de sumo de limão, ¼ de chávena de água, 1/3 de chávena de manteiga, 1 pitada de pimenta
Coloque os camarões numa tigela e tempere com pimenta, sal e a metade do sumo de limão. Reserve. Numa frigideira, derreta a manteiga e junte todos os ingredientes, menos os camarões e as castanhas. Mexa com uma colher de pau até ferver. Por último, adicione os camarões, os cajus. Cozinhe até ficarem macios e sirva imediatamente
Fonte:
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/3838-camarao-com-manga-e-castanhas-torradas.html
Nota Floppyanna: fiz tudo numa panela e arrependi-me porque ficou com um molho muito liquido… devia ter feito numa frigideira para evaporar mais rapidamente.

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 08, 2008

Uma nota gastronómica...

... a 1ª receita foi o jantar de ontem, a 2ª é uma receita que fazia muito dantes como almoço de fim-de-semana e que ontem redescobri.
Tacinhas de ovos e espinafres
(2 pessoas)
2 ovos, 150 gr de espinafres frescos, noz moscada, sal e pimenta, 2 colheres de sopa de mascarpone
Leve os espinafres a cozer em água temperada de sal. Ligue o forno e regule-o para 180ºC. Assim que os espinafres estiverem cozinhados, divida-os em ramequins previamente untados com um pouco de azeite. Tempere os espinafres com uma pitada de noz moscada e coloque o ovo bem como um colher de sopa de mascarpone em cada ramequim. Tempere de sal e pimenta e leve ao forno previamente aquecido dentro de um tabuleiro com água fervente. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos e sirva juntamente com pão alentejano torrado.
Nota Floppyanna: como queria acabar com uns cogumelos deliciosos que tinha em casa, pus tudo num tabuleiro (dos pequenos) e levei ao forno com o dobro dos ovos e do mascarpone. Acompanhamos com arroz e pão. Uma dica: os ovos pareciam mal cozinhados e, por isso, deixei estar mais tempo mas arrependi-me porque a gema fiquei completamente cozida e já não deu para molhar o pão…
Salada de manga com feijão preto
(4 pessoas)
170g de feijão preto, 1 manga cortada em cubos, 1 colher de chá de cominhos moídos, 1 malagueta vermelha grande, sem sementes e finamente picada, 3 colheres de sopa de sumo de lima, 1 colher de chá de óleo de sésamo, 2 chalotas cortadas em rodelas finas, 15g (½ chávena) de coentros
Lave o feijão, escorra-o e ponha-o numa taça grande. Adicione os restantes ingredientes, misture bem e tempere a gosto.
Fonte: Livro “Frescos sabores” de Michele Cranston

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, outubro 07, 2008

Uma nota gastronómica...

... duas receitas antigas mas nunca pus aqui: a 1ª é uma que fazemos com alguma frequência e a 2ª é especial porque foi a primeira vez que cozinhei desde que a nossa princesa nasceu...
Arroz no forno de tofu fumado
(4 pessoas)
600g de tofu fumado, 1 farinheira de soja, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 0,5 dl de azeite, 1 colher de sopa de gengibre picado, 1 folha de louro, 300g de arroz agulha, 2 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de salsa picada, água quente q.b.
Corte o tofu em fatias e a farinheira em rodelas. Pique a cebola e o alho. Refogue-os no azeite com o gengibre e o louro. Adicione o arroz e deixe fritar. Tempere com o molho de soja e regue com água quente. Verta o arroz num pirex e leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 12 minutos. Quando faltarem 3 minutos para terminar, acrescente o tofu e a farinheira e enveolva. Leve de novo ao forno. Polvilhe o arroz com a salsa picada e sirva de imediato.
Fonte: Livro Cozinha Vegetariana - a alternativa saudável
Nota Floppyanna:
para ajudar a calcular a água para o arroz, os 300g de arroz são mais ou menos 2 copos.
Lasanha assada com espargos e pesto
(4 pessoas)
500g de espargos arranjados, 25g de massa de lasanha, 2 chávenas de molho de tomate e basílico, 1 chávena de pesto, sal q.b., 1 chávena de queijo parmesão ralado, 1/2 chávena de migalhas de pão fresco
Aqueça o forno a 200ºC. Leve uma panela grande com água temperada com sal a ferver. Prepare um banho de gelo (numa tigela grande com água fria e cubos de gelo para arrefecer os espargos) e coloque perto da panela. Coloque os espargos arranjados na panela e ferva por 1 minuto, escorra e coloque no "banho de gelo". Retire e escorra bem. Corte em pedaços pequenos e reserve. Cozinhe a massa da lasanha na mesma água de acordo com as instruções da embalagem. Coloque também no banho de gelo e seque por cima de panos de cozinha ou papel absorvente. Reserve. Numa tigela misture o molho de tomate, o pesto, o queijo ralado. Unte 4 pratos de ir ao forno pequenos ou um grande com manteiga. Cubra a base com uma camada de folhas de lasanha. Por cima da massa coloque uns pedaços de espargos seguidos de 2 colheres de sopa da mistura de pesto e mais uma camada de lasanha. Continue estas camadas, finalize com duas de lasanha e a misture de pesto: uma camada de massa seguida de pesto, mais uma camada de massa e o resto do pesto por cima. Polvilhe com as migalhas de pão e leve ao forno por 15 minutos ou até borbulhar e ficar dourada. Sirva com uma salada.
Fonte: Revista Blue Cooking, nº26 de Abril 2008
Nota Floppyanna: como calculam, quando fiz esta receita, não abundava de tempo para estar a fazer tudo com todo o preceito... daí que decidi abreviar e fiz tudo num só pirex, usei massa de lasanha pré-cozinhada e espargos de conserva. Não é a mesma coida, como é óbvio (ficam muito mais moles e com muito menos sabor) mas foi o que se arranjou e ninguém se queixou :)

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, outubro 03, 2008

Uma nota gastronómica...

... com um arroz branco, nem sabem como me soube bem!
Legumes em gratinado de pesto e caril
(2 a 3 pessoas)
¼ de couve lombarda, ½ pimento verde, 1 courgette pequena, 2 cenouras pequenas, ½ lata de cogumelos laminados, ½ cebola, ½ pacote de bechamel (dos grandes), 1 colher de sopa de pesto, 1 colher de chá de pó de caril, sal e pimenta
Prepare os legumes: corte a couve em juliana fina, rale as cenouras, corte a cebola e o pimento em tiras finas e a courgette e pequenos cubos. Junte os legumes com os cogumelos. Tempere com sal e pimenta.Coloque esta mistura num pirex que possa ir ao forno. Entretanto misture o bechamel com o pesto e o pó de caril. Coloque por cima da mistura de legumes e leve a forno previamente aquecido durante 35 a 40 minutos. Sirva com uma salada verde ou arroz branco.
Nota Floppyanna: a receita original levava frango (2 peitos) que era misturado, em cubos com os legumes e os cogumelos. Acho que não usei bem estes legumes, aproveitei o que tinha em casa, e usei cogumelos a sério :)

Etiquetas: , , ,