quarta-feira, dezembro 07, 2005

"História deVida", um conto por dia que merece ser ouvido...

... no último jantar da "escrita criativa", ouvi falar de um programa de rádio que todos os dias passava um conto escrito por um ouvinte. Ouvi ao de leve a história, não sei se era uma conversa paralela ou se estava na cozinha a arranjar alguma coisa... também percebi que estava relacionado com o Paul Auster e com uma iniciativa semelhante levada a cabo por este escritor em terras do Tio Sam...
No dia seguinte, provavelmente farta das obras que estão a ser levadas a cabo no piso abaixo do meu, liguei o rádio e pus os meus phones. Como os programas aquela hora têm uma qualidade duvidável e as melhores estações não são possíveis de ouvir neste cubículo, fiz um zapping radiofónico que costuma resultar em risota pela descoberta de músicas e versões totalmente impossíveis de imaginar. Parei numa rádio que falavam e onde reconheci uma voz: "Miguel Guilherme?". A falar de um conto que iria ser lido. Rápidamente, chamei a atenção do meu colega e durante meia dúzia de minutos deixamo-nos levar no imaginário de alguém que se recordava a sua infância passada... gostamos! Gostamos muito!
Agora, todos os dias, pelas 17h20 lembramo-nos e paramos para ouvir mais uma história de vida...
Em baixo, deixo-vos a descrição do programa e todas as informações... quem sabe, não acabam por escrever um momento qualquer que tenha sido marcante na vossa vida :)


HISTÓRIA DEVIDA
Entretenimento
Porque tem gente, tem uma história para contar...

"«A história devida» é um programa diário da RDP, apresentado por Miguel Guilherme e por Nuno Artur Silva, que se baseia num conceito posto em prática por Paul Auster nos Estados Unidos da América. A ideia passa por pedir aos ouvintes da RDP que enviem as suas próprias histórias para que Miguel Guilherme as leia em antena. Apenas uma das histórias semanais de «A história devida» terá origem num convite feito pelos apresentadores a pessoas que conhecem. Todas as outras serão escritas pelos ouvintes.
«A história devida» depende, assim, da participação dos ouvintes, já que o programa é praticamente «feito» por eles – são eles que partilham as suas histórias, limitando-se Miguel Guilherme e Nuno Artur Silva a levá-las até às pessoas. Ao fim-de--semana, será transmitido um compacto de «A história de vida», no qual se contarão as histórias lidas ao longo da semana.
Regras, há só duas: as histórias têm que ser curtas e têm que ser reais, e a sua selecção depende não de critérios literários, mas sim do mérito e da humanidade das mesmas. «A história devida» não é nem um concurso nem uma competição. Ninguém anda à procura dos novos talentos da ficção portuguesa. O que verdadeiramente importa é que as histórias enviadas sejam histórias de vida – da vida dos ouvintes.
Quanto ao mais, não há restrições de conteúdo nem de forma. As histórias podem ser episódios cómicos, tristes ou brutais; gaffes hilariantes ou mágoas profundas; pequenos ou grandes dramas; coincidências bizarras ou inesperadas; sonhos, pesadelos, pressentimentos, intuições ou premonições. Podem ser sobre a velhice ou sobre a infância, sobre a amizade, o ódio ou o amor; e podem ter a forma de poemas, diálogos, narrativas ou pequenos relatos. Podem ser escritas num estilo seco ou elegante, irónico ou sincero…
Enfim, a lista de possibilidades é infinita.
A única certeza é que toda a gente tem uma história para contar."
As dos ouvintes da RDP podem ser enviadas para a morada:
Produções fictícias
Travessa da Fábrica dos Pentes, 27 - r/c
1250-105 LISBOA
ou para o e-mail historiadevida@rdp.pt
Para ouvir na Antena 1 às 17h20, 21h40 e 1h20
Frequência: 95,70 FM

http://www.fmterra.com.br/2004/internas/i-ouvir-pt01.jpg

1 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

só uma pequena correcção: «porque TODA a gente tem uma história para contar».

8:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home