segunda-feira, dezembro 19, 2005

O que é o gengibre?

"São mais de 3.000 anos de história como um dos mais cobiçados sabores do mundo. Natural do sudeste asiático o Zingiber officinale - o seu nome botânico - é uma raiz da mesma família do tumérico e cardamono e já era utilizado nas milenares cozinhas chinesa e indiana e muito apreciado na Roma Antiga.

Srngaveram – “raiz retorcida” - em sânscrito, ziggiberis em grego, zinziberi em latim, o gengibre quase desapareceu da Europa com a queda do Império Romano que monopolizava o comércio da especiaria, importada através do Egipto. Mas, graças às viagens de Marco Polo, voltou ainda mais querido - e muito mais valorizado - à culinária europeia de onde partiu para conquistar o mundo. Na Idade Média, tornou-se ainda mais popular nas cortes européias e, desde a Era dos Descobrimentos, difundiu-se por todos os continentes. Hoje, Jamaica, Índia, África e China concentram a maior parte da produção mundial.
Fresco, seco, picado, em conserva, cristalizado, em pó ou inteiro, seu sabor picante e levemente agridoce e seu aroma único fazem do gengibre – juntamente com a canela – a especiaria símbolo de todas as especiarias.
O gengibre é largamente utilizado, nas mais diversas culturas, como remédio natural para náuseas, doenças motoras, descongestionamento respiratório, problemas de estômago e gases intestinais. Tem propriedades anti-séptica, antinflamatória, conservante, digestiva e expectorante. O seu chá vem sendo indicado no alívio do mal-estar que surge nos pacientes de quimioterapia. Alguns estudos indicam que pode ser útil, também, na prevenção de alguns tipos de cancro.

Combina especialmente com carnes, molhos, massas e legumes. Mas é, também, muito utilizado em geleias, doces e na aromatização de bebidas."
Texto retirado daqui
Imagem retirada daqui