terça-feira, dezembro 13, 2005

Mais uma sugestão para o Natal...

... há cerca de 1 ano, eu e o meu colega tivemos uma reunião em Campo de Ourique. Estavamos na altura do natal e ainda nos faltavam imensas prendas, por isso, e apesar de não conhecermos a zona, fomos espreitar algumas lojinhas. Houve uma que nos chamou atenção por ser só de chás... entramos e compramos imensas coisas, desde chás, caixas para os guardar, rebuçados e chocolates com sabor a chá e umas bolachas de canela que são qualquer coisa de divinal...
Aconselho a visita a este "Chá q.b." e a arriscarem nos sabores que são tantos e tão perfumadamente atractivos...
Chá Q.B.
Porque nunca é demais
"Descobrimos o planeta do chá, e é com muito gosto que anunciamos a sua localização: fica em Lisboa, mais precisamente, em Campo de Ourique, e tal como todos os planetas recém descobertos oferece uma imensidão de território para explorar.
De alma e coração
Eduardo Cachola estudou Línguas e Literaturas modernas, mas o seu coração pendeu desde muito cedo para os lados da gastronomia. Das viagens que fez pelo mundo trouxe a curiosidade pelo estudo do chá, essa bebida ancestral e carregada de simbologia. O seu natural empreendedorismo levou-o a passar da informação à acção, primeiro, tornando-se fornecedor de chás para casas da especialidade e, mais tarde, em 2004, assumindo inteiramente a sua paixão e vocação ao abrir a Chá Q.B., em Campo de Ourique. Trata-se de um espaço quase sagrado, como que um templo ao chá, em que a qualidade é mandamento e o atendimento personalizado também. Nas prateleiras da Chá Q.B. encontrará cerca de mil variedades de chás/tisanas, de entre os quais se destacam algumas verdadeiras preciosidades, como o mais raro chá verde do Japão, Gyokuro Asahi (Pérola Rosada).
E porque, para a qualidade do resultado final, em muito contribui a qualidade dos acessórios utilizados, também aqui se encontram à venda bules de ferro fundido, grés e porcelanas do Japão (Quioto e Ozumi), louças de terracota e esmaltes de Yixing e de Dingshu, latas de metal para um adequado acondicionamento das delicadas folhas, e muitos outros. Em complemento, não faltam os rebuçados e geleias de chá, diversos açúcares, chocolates delicados das gamas Chapon e Coppeneur e bolos para chá, tanto o bolo de frutas inglês como biscoitos artesanais portugueses.
A outra face da Chá Q.B. é a componente de formação. Para além da exposição e venda dos chás e respectivos acessórios, Eduardo Cachola aposta igualmente em actividades pedagógicas, o que faz deste casa um aliado precioso de todos os estabelecimentos interessados em aprofundar e cultivar o serviço do chá como mandam os pergaminhos.
Alargando ligeiramente o âmbito do seu trabalho, embora sem nunca abandonar o seu tema predilecto, o proprietário da Chá Q.B. colabora com alguns restaurantes e hotéis, como o Restaurante Eleven, em Lisboa, e o hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, no sentido de elaborar cartas de chás combinadas com as propostas gastronómicas existentes, de modo a proporcionar aos comensais uma experiência completa e um festim para os sentidos."
Contactos:
Chá Q.B.
Rua Silva Carvalho, 116. Campo de Ourique
Tel./Fax: 213 870 945
Lifecooler, 6 de Dezembro de 2005
Imagem retirada de: