segunda-feira, novembro 28, 2005

Ontem, fomos à...

... Terra Sã 2005!
Esqueci-me completamente de o anunciar aqui na Floppy e incluir na nova rubrica semanal com sugestões para o fim-de-semana... eu própria ia esquecendo-me de lá ir se não fosse o comentário de um senhor que estava presente no Worshop de "Cozinha Medicinal no seu dia-a-dia" (que diga-se de passagem, adorei! Aprendi imensas coisas fantásticas... quando é que começam a ir também???).
Fico sempre fascinada com a possibilidade de aprender tantas coisas num espaço de tempo tão pequeno... encontramos duas coisas que adorava ter na casa nova: um ninho para pássaros (que vamos comprar no futuro) e um "compostor" da Domplex (não sei se é assim que se escreve mas serve para fazer uma mini-estação de compostagem no quintal). Comprei revistas de culinária vegetariana (numa promoção fantástica), fiz a assinatura de outra, experimentamos imensos acepipes vegetarianos (salsichas, hamburgues, croquetes, leite de arroz, entre outros) e biológicos (azeitonas, pão, azeite, doces, bolos, entre MUITOS outros), conversamos com imensa gente e ficamos a conhecer as essências naturais francesas que substituem os antibióticos nos animais (gado, porco, galinhas), as azeitonas de sal, os cabazes da Ambiência, a utilização de alguns legumes, os efeitos de alguns chás, a história dos ninhos para pássaros, a funcionalidade do "compostor", a delicia de alguns bolos caseiros, a utilização de algas galegas na nossa cozinha, os primeiros eco-cosméticos portugueses... enfim, e muitas outras coisas que me devo estar a esquecer de certeza!
Não sei como é que ainda pus a hipótese de não ir... é algo que me faz sentir tão bem :)
Para quem não conhece, aqui fica outra descrição:
"Já na sua 18ª edição, “Terra Sã Lisboa 2005”, um evento consagrado à Alimentação, Agricultura Biológica e Ambiente regressa, de 25 a 27 de Novembro, a Lisboa, nas Docas de Alcântara.
Ocupa 3 mil m2, regista cerca de 140 expositores inscritos e, para esta edição, a par de oferecer ao público visitante provas de degustação variada de produtos biológicos (vinhos, sumos, azeite, doces e frutas), conta com a apresentação de uma nova linha de espumantes — espumantes biológicos, e de uma variada gama de carne biológica.

Pela primeira vez em Lisboa, a participação de três restaurantes com diversos “Menus Ecológicos”, esta iniciativa contempla, uma vez mais, o desafio da qualidade e diversidade gastronómica, com base também em outros produtos biológicos, nomeadamente, hortaliças, fruta, carnes, queijos, enchidos, pão, azeite, ovos, vinhos, compota, leite e ervas aromáticas. A organização prevê que sejam servidos cerca de 3 mil refeições, com preços a partir de 4 euros, por refeição.

Produtos reciclados, produtos ecológicos para o lar e artesanato ecológico, divulgação ecológica dirigida em publicações especializadas no sector, estarão também em evidência na feira.
A propósito do evento, António Lopes, da AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica), associação organizadora, afirma: “queremos continuar a comunicar mais e melhor os atributos distintivos da qualidade dos produtos biológicos e centrar a mensagem na alimentação biológica”.
Outra aposta da “Terra Sã 2005” é na área da reflexão e do debate. A par das Jornadas Técnicas, será também realizada uma Conferência, dia 26, pelas 17 horas, subordinada ao tema “A Agricultura Biológica – Comercialização” que contará com a presença de representantes de Portugal, Espanha e França.

O certame decorre de sexta-feira a sábado, das 10 às 22 horas e domingo das 10 às 20 horas. O preço do bilhete é de 2 euros, excepto para estudantes e reformados (1 euro) e para menores de 14 anos cuja entrada é gratuita. Existe ainda um bilhete para os 3 dias da feira que custa 3 euros."

Artigo retirado de: