quarta-feira, janeiro 03, 2007

BOOOOM 07 :)

... tenho andado desaparecida porque não tenho andado muito bloguista… mas a ver se retomo, dado que acho que este ano será fantástico, cheio de coisas boas, poucas tristezas e óptimas mudanças…
… então, para começarmos este 07 de uma forma doce, aqui deixo as receitas dos biscoitos/bolachas que fiz para oferecer neste natal à família. Os meus preferidos foram os de sementes de sésamo/gergelim, de natas e as cookies de chocolate! Experimentem :)
"500g de farinha, 3 ovos, 1 chávena de açúcar, 1 colher sopa de canela, ½ chávena de azeite, casca de 1 limão, 1colher chá de fermento

Põe-se o azeite a ferver com a casca de limão. Deita-se depois numa tigela, ainda quente, onde se juntam os ovos, a farinha, a canela, o açúcar e o fermento. Amassa-se tudo até formar uma bola. Deixa-se esta massa repousar durante 1 hora. Tendem-se os bolinhos com a forma que se quiser. Os bolinhos vão ao forno brando num tabuleiro untado com azeite e polvilhado com farinha durante 10 minutos. Guardam-se, depois de frios, numa lata."

Fonte:
Para cozinhar

Nota Floppyana: Fiz pequenas bolinhas e em alguns espalhei por cima amêndoa granulada e chocolate (70% cacau) partido com uma faca em pedaços pequenos.
"2 chávenas de chá de farinha com fermento; ½ chávena de azeite; 2 ovos; 4 colheres de sopa cheia de doce de mirtilhos; 1/2 chávena de avelãs grosseiramente picadas.

Misturar todos os ingredientes, colocando depois, com a ajuda de uma colher, pequenos montes de creme num tabuleiro polvilhado de farinha. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 10 a 15 minutos."

Fonte:
A minha cozinha

Nota Floppyana: Como não sou grande apreciadora de doces com frutos do bosque, substituí por compota de abóbora feita pela mãe do meu-mais-que-tudo J Ainda coloque uma avelã inteira em cada bolinho antes de levar ao forno.
"(30 porções - 50 kcal / cada)

1 ½ chávenas de chá de farinha de trigo, ½ chávena de chá de farinha de trigo integral, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 pitada de noz-moscada, 4 colheres de sopa de adoçante em pó, 1 pitada de sal, 100 g de margarina amolecida, 1 ovo, 1 colher de chá de baunilha, 1 cenoura grande ralada

Misture os ingredientes secos. Faça uma cova e no centro coloque a margarina, o ovo, a baunilha e a cenoura. Misture tudo até ficar uma massa pegajosa. Coloque para assar às colheradas em uma assadeira antiaderente e leve para assar em forno médio.

Para Cobrir: (opcional) - 107 / kcal porção:

½ chávena de chá de leite em pó desnatado, 1 colher de sopa de adoçante em pó, sumo de limão, confeitos coloridos, bolinhas pratiadas, sementes de papoila, etc...

Misture o leite em pó, o adoçante e o sumo de limão até formar uma pasta. Coloque um pouco sobre os biscoitos e salpique o confeito."

Fonte:
Cybercook

Nota Floppyana: Optei por não fazer a cobertura e por juntar as sementes de papoila directamente na massa. Acho que não ficou nada doce, quase parecia um salgado, e se calhar com a cobertura ficaria melhor…
"½ kg de farinha de trigo, 250 g de manteiga, ½ de copo de cerveja, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 pitada de sal, 3 colheres de sopa de açúcar

Amasse tudo, abra com o rolo na espessura de meio centímetro, corte com um molde, passe um pouco de água por cima e polvilhe com bastante açúcar cristalizado. Coloque numa assadeira untada e leve ao forno regular."

Fonte:
Cybercook

Nota Floppyana: Não acertei bem com o uso dos moldes/formas, por isso, moldei-os mesmo à mão. Para além disso, em alguns, pus pedaços de nozes e noutros polvilhei com canela.
"250 g de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó, ½ chávena de chá de manteiga, 2 colheres de sopa de conhaque, ½ colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de casca de laranja ralada, 2 colheres de chá de semente de gergelim, ½ chávena de chá de açúcar

Misturar a farinha, o fermento, a manteiga, o conhaque, a canela, a casca de laranja, o gergelim e o açúcar. Trabalhar com as mãos. Estender com um rolo e cortar os biscoitinhos. Colocar num tabuleiro untado e assar em forno médio durante 10 minutos.

Rendimento: 24 unidades"

Fonte:
Terra

Nota Floppyana: Antes de mais, para quem não sabe gergelim é sésamo! Estes formam unanimemente eleitos como os melhores :) principalmente pelo meu-mais-que-tudo que já me pediu para fazer mais… as alterações fora: uísque em vez de conhaque, não colocar a casca de laranja e em vez de usar os moldes, fiz um rolo que foi ao frigorífico cerca de um dia e de onde cortei bolachas o mais finas possíveis. E depois ainda polvilhei com mais sementes de sésamo…
"500 g de farinha de trigo, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de gengibre em pó, 1 colher de sopa de canela em pó, ½ chávena de chá de açúcar de confeiteiro, 15 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 ovo, 1 colher de sopa de vinagre, ½ chávena de chá de melado

Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o bicarbonato, o gengibre e a canela. Reserve. Bata na batedeira o açúcar, o azeite de oliva (reserve 2 colheres de sopa) e o ovo por 5 minutos, ou até obter uma massa leve e esponjosa. Junte o vinagre e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione os ingredientes secos peneirados, sem parar de bater. Acrescente o melado, bata por mais 1 minuto e retire. Divida a massa em 3 partes, embrulhe-as em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 3 horas. Em seguida, ligue o forno à temperatura média. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Abra-a com cuidado em uma espessura de 4 mm e corte-a com cortadores no formato de sua preferência. Disponha os biscoitos em 4 assadeiras untadas com o azeite de oliva reservado. Leve ao forno por 8 minutos, ou até que as beiradas da massa comecem a dourar. Retire e deixe esfriar na própria assadeira. Se preferir, decore os biscoitos com confeitos coloridos.

Tempo de preparação: 3 h de descanso + 25 min + tempo de forno
Rendimento: 105 unidades"

Fonte:
Terra
Nota Floppyana: nestes, só substitui o melado/melaço por geleia de milho (que tinha em casa) e fiz pequenos montinhos de massa para levar ao forno.
"4 colheres de sopa de natas, 3 colheres de sopa de manteiga, farinha de trigo para polvilhar, 6 e 1/2 chávenas de chá de maisena peneirada, 4 ovos, ½ kg de açúcar peneirado

Reserve 2 colheres de sopa de manteiga e coloque o restante com todos os ingredientes em uma tigela grande. Misture e sove a massa por 6 minutos, ou até ficar no ponto de enrolar. Ligue o forno à temperatura média. Faça 145 pequenas bolas de massa e achate-as levemente na mão. Disponha-as em 5 assadeiras de 33 x 23 cm, untadas com a manteiga reservada e enfarinhada. Leve ao forno por 30 minutos, ou até os biscoitos ficarem levemente dourados. Retire do forno, deixe esfriar e embale.

Tempo de preparação: 40 minutos + o tempo de forno
Rendimento: 145 biscoitos de 7 g"

Fonte:
Terra

Nota Floppyana: estes foram os primeiros que fiz… começou logo tudo a correr mal: calculei mal a maizena e tive que também fazer com farinha de trigo. Depois a massa ficou muito grossa e juntei mais manteiga e natas. No fim, espalhei amêndoas granulada e chocolate partido… acho que foram os que gostei mais!
"3 chávenas de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de cravinho em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de café de sal, 4 colheres de sopa de manteiga, ½ chávena de chá de açúcar, 1 ovo, 4 colheres de sopa de mel

Peneirar os 6 primeiros ingredientes secos e reservar. Bater o açúcar, a manteiga, o ovo e o mel até ficarem bem cremosos. Acrescentar os ingredientes secos e amassar até que a massa fique lisa sem prender nas mãos (se for preciso, polvilhar mais farinha de trigo até obter o ponto). Abrir a massa não muito fina e cortar com um cortador próprio. Colocar em assadeira untada e enfarinhada e deixar assar sem dourar muito."

Fonte:
Chef online

Nota Floppyana: neste só substitui o mel por geleia de milho e fiz montinhos de massa em vez de os cortar.
Bolachas de chocolate – Cookies
"125g de manteiga, 200g de açúcar, 1 ovo, 60ml de leite, 220g de farinha, 200g de chocolate

Junte a manteiga, o açúcar, o ovo, o leite e a farinha numa taça. Bata 5 min ou até ficar consistente. Com uma faca, parta o chocolate em pedaços pequenos, junte à massa e misture bem. Unte um tabuleiro e com a ajuda de uma colher faça montinhos da mistura e espalhe de forma com uma altura bem fica. Leve ao forno a 180ºC durante 20min ou até as bolachas estarem cozidas."

Fonte:
Blue Cooking, nº1 –Outono de 2005

Nota Floppyana: tento sempre usar bom chocolate, por isso, este também era de 70% de cacau e resolvi substituir a farinha por flocos de aveia…

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

BOOOMMM AAANNNOOO, floppy!!!
mas q belas sugestões!!... adoro bolachas e biscoitos!!
bjnhs

10:24 da manhã  
Anonymous laura tem a dizer o seguinte...

Bom ano 2007!
este ano também fiz biscoitos, mas uma coisa bem mais modesta: de gengibre e de pistacho com o cholate :)

e braga? e as entradas?
beijoss

Laura

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

No Natal do ano passado resolvi fazer bolachinhas com formas Natalícias para oferecer... com glace por cima. Ficaram optimas e lindas... Mas deram-me tanto trabalho (um dia inteiro, em pé, na cozinha)... Que dores de costas... e de pernas... Enquanto me lembrar não volto a repetir a proeza!!!...

Este ano..., quem quisesse q as fizesse!!... (qual espírito Natalício, qual quê...)

bjnhs

11:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home