quarta-feira, dezembro 06, 2006

Uma nota gastronómica...

… mais uma! Como fui às compras a meio do mês passado, tenho tudo com os prazos de validade a expirar… desta vez, tinha queijo mascarpone, seitan (que tinha sobrado de anteontem) e 2 pacotes de queijo mozzarella. Depois de ter perdido algum tempo à procura de coisas boas, saiu este belo jantar : ) Ainda não experimentamos a tarte mas ficou com um aspecto que nem vos digo…
Risoto de abobrinha com mascarpone
"2 colheres (sopa) de azeite, 250 g de mascarpone, 1 cebola média ralada, 400 g de abobrinha italiana, 500 g de arroz arbório, 1 copo de vinho branco seco, 1 1/2 litro de caldo de legumes, fervente, 3 colheres (sopa) de manteiga, Noz-moscada e sal a gosto, 100 g de parmesão ralado grosso

Aqueça o azeite, junte metade do mascarpone, a cebola e frite até murchar. Acrescente a abobrinha ralada com a casca e refogue por mais alguns segundos. Junte o arroz, sem lavar, misture bem e regue com o vinho branco. Deixe cozinhar, mexendo algumas vezes e acrescentando, aos poucos, o caldo de legumes. Pouco antes de terminar o cozimento, acrescente o resto do mascarpone, a manteiga, o sal e a noz-moscada. Cozinhe por mais dois minutos, mexendo delicadamente. Na hora de servir, adicione o parmesão ralado, misture bem e sirva."

Fonte:
Bem Feitinho

Nota Floppyana: Já tinha feito este risoto uma vez e, apesar do sabor forte, fica muito bom! E desta vez, fiz, pela primeira vez, com arroz próprio para risoto, parece-me que fica bem melhor.
Nota Floppyana: Aqui apenas usei a parte da receita referente aos bifes porque como ficam bastante salgados, achei que seria um bom contraste com o cremoso do risoto
Tarte de Iogurte e Mozzarella
(Para 4 pessoas)
"1 placa de massa brisée, 3 cebolas, 50 g de Vaqueiro, 125 g de bacon, 1 queijo mozzarella fresco,4 ovos, 2 iogurtes naturais, sal, pimenta

Forre uma forma de tarte com cerca de 24 a 26 cm de diâmetro com a placa de massa brisée e pique o fundo com um garfo. Reserve no frigorífico enquanto prepara o recheio. Descasque e corte as cebolas em rodelas finas e leve-as a alourar num frigideira com 2/3 de Vaqueiro. Corte o bacon em cubinhos e aloure na restante Vaqueiro. Coza a massa de tarte em forno moderado durante cerca de 12 minutos e depois espalhe sobre o fundo a cebolada e o bacon frito. Por cima espalhe o queijo mozzarella cortado em pedacinhos. Bata os ovos com os iogurtes naturais, tempere com sal e pimenta e deite na tarte. Leve a cozer em forno moderado (180 °C) cerca de 30 minutos ou até a superfície estar dourada."

Fonte:
Vaqueiro

Nota Floppyana: Esta receita não estava prevista mas tinha MESMO que aproveitar a mozzarella (que ainda por cima eram duas e que foi o que pus na tarte) mas modifiquei-a bastante: usei massa folhada e claro, não usei bacon! Como assim me pareceu que ficava muito fraquinha de sabor, parti uns 8 tomates secos em cubos, juntei-os ao refogado da cebola e rematei com pesto, barrando a base da tarte depois de cozida e pondo no fim, em cima do molho de iogurte e ovos… hummmm….
p.s. é verdade, para quem não sabe: abobrinha é a nossa courgette!

Etiquetas: , , ,