terça-feira, dezembro 05, 2006

Uma nota gastronómica...

... apesar de neste fim-de-semana não ter cozinhado, no Domingo, acordei cheia de vontade de aproveitar o dia e assim fiz, usando uma embalagem de massa quebrada, cuja validade tinha expirado no dia anterior, uma Tarte de Alfarroba (não sei se foram os anos no Algarve mas adoro bolos com alfarroba!!!). Ontem, queria cozinhar e resolvi escolher um menú à medida do meu-mais-que-tudo :) e do mano que lá provou mais uma série de coisas novas...
Nota Floppyana: Fiz umas pequenas modificações, antes de aquecer o caldo, refoguei cogumelos com alho, depois juntei quase 2,5l de caldo (neste caso, água) e no fim, juntei um raminho de manjericão do nosso quintal :)
Caril de seitan com puré de maçã
"250g de seitan, 1 cebola, 5 tomates, 2 dentes de alho, 2 maçãs, 2 colheres de azeite, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de café de caril, 1 folha de louro, 20g de farinha, 1 copo de água, 2dl de leite de coco, 30g de leite de coco, sal marinho
Corte o seitan em pequenos quadrados. Pique a cebola. Pele os tomates e corte-os aos bocados. Esmague o alho. Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em pedaços. Refogue a cebola no óleo durante alguns minutos. Junte-lhes o seitan, o molho de soja, o caril e as maçãs. Deixe cozinhar durante 4min, mexendo sempre. Adicione ao preparado anterior o tomate, o alho e o louro e deixe cozinhar durante mais 10min. Dissolva a farinha num copo de água. Verta-a sobre a mistura anterior e mexa bem. Junte ao preparado anterior o leite de coco e o coco ralado. Tempere com sal. Deixe cozer em lume brando durante 10min. Decore com gomos de maçã e com um raminho de coentros."
Fonte:
Livro “Cozinha vegetariana – a alternativa saudável” da Editora Impala
Nota Floppyana: Este livro encontra-se na Fnac e recomendo-o porque tem muitas mais delicias a explorar!
Nota Floppyana: Experimentei fazer com cenoura crua ralada em vez das ervilhas como o João do Ardeu a Padaria tinha sugerido.
Tarte de Alfarroba
"1 base de massa quebrada, 1 chávena de chá de farinha de trigo com fermento, 1 chávena de chá de açúcar amarelo, 1 requeijão, 2 ovos, 1 chávena de chá de leite, ½ chávena de chá de farinha de alfarroba, frutos secos, 2 colheres de sopa de geleia de milho (opcional)
Estenda a massa e leve ao forno por cerca de 10min. Misture todos os ingredientes (excepto os frutos secos e a geleia de milho) e triture com a varinha mágica, incorporando a farinha de alfarroba no final. Recheie a tarteira forrada e decore com os frutos secos. Leve ao forno a 190ºC durante cerca de 30min. Retire do forno e deixe arrefecer. Deseforme e pincele com a geleia de milho. Sirva de seguida às fatias."
Fonte:
Revista “Cozinha Saudável & Vegetariana” do mês de Novembro de 2006

Nota Floppyana: Só agora, é que reparei que levava requeijão… upsssss…. e não pincelei com a geleia de milho porque achei que lhe dava um aspecto muito “plástico”…

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

eu também já fiz de cenoura ralada e coentrps frescos picados. É melhor que aquele de ervilhas . Depois disso já fiz com tomate e até com grão e coentros ( este ultimo foi uma desilusão , nem bom nem mau ...

9:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home