quarta-feira, novembro 02, 2005

A atitude civica do dia...

No passado sábado, fomos à "Mercearia do Mundo" para um curso de Cozinha Saudável: "Proteínas Vegetais: Ricas e Saudáveis!".
Para quem não sabe, este é um ponto de venda de Comércio Justo em Lisboa e que fica na Rua São José.
Aprendemos a fazer coisas muito boas, simples e rápidas (para o meu-mais-que-tudo se estrear na culinária vegetariana), como:
- Sopa de lentilhas e algas
- Caril de tofu com ananás
- Seitan com amêndoas
- Cuscus com legumes
- Sobremesa de maçã.
Mas sinceramente, o que achei mais interessante foi ter conhecido melhor a causa "Comércio Justo", que tem esta Associação sem fins lucrativos e que tem uma loja, organiza eventos e participa numa série de coisas para divulgação. Basicamente, esta causa assenta na dimunição de intermediários entre o produtor e o vendedor, apresentando um valor mais próximo do real, e no auxilio a produtores de países em vias de desenvolvimento que se podem candidatar a um apoio, desde que cumprem uma série de requisitos (como o cumprimento dos direitos humanos). São produtos maioritariamente de países do hemisfério Sul e que englobam desde especiarias, chocolates, café, chás (experimentamos um de Hibisco, fantástico!), artesanato, música e muitos outros... tudo à venda na "Mercearia do Mundo".
Para além disto tudo, falaram de uma iniciativa muito interessante e que tem sido levada a cabo pela "Mó-de-vida" (essa associação que também tem bailes-estilo-Andanças e que fica nessa bela cidade chamada Almada!): viagens de turismo ético e solidário que procura que as populações locais recebam o justo e real proveito das visitas que recebem.
Confesso que fiquei a pensar em me oferecer em trabalhar como voluntária...
O próximo curso de "Cozinha saudável" deve ser fantástico: "Cozinha Medicinal no Dia-a-dia", vai decorrer no dia 26 de Novembro das 16h às 20h (com jantar incluído) e custa 17€. Eu vou e vocês? ;)
Para mais informações:
- "Mercearia do Mundo": http://www.coresdoglobo.online.pt/
- "Mó-de-vida": http://www.modevida.com/
p.s. Brevemente, vão haver vendas de natal com estes produtos e com divulgação de todas estas actividades. Quando souber as datas exactas e os locais, divulgarei aqui!

1 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Linda, senti a tua falta na segunda.
Tens um sobrinho lindo!
Ser´que me podes dar essas receitas para o jantar de sexta? Ouvi dizer que vai ser em minha casa...mas preciso DAS TUAS dicas :)

5:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home