domingo, outubro 23, 2005

Bem, como já é oficial…

… já posso falar no assunto… (respiro fundo, encho os pulmões de ar e deixo-o sair devagar)… compramos uma casa!

Tudo muito rápido e sem tempo para pensar muito… cheia de dúvidas e hesitações, apercebo-me de um lado meu que sempre quis ter: o desprendimento a valores materiais. O meu-mais-que-tudo chama-me materialista porque sou muito agarrada às minhas coisas, tralhas cheias de histórias e de mim… mas a verdade é que desde nova que senti que não são as coisas com maior valor económico as mais me atraem. A minha avó paterna (uma das Alices que já aqui falei), quis fazer partilhas antes de ficar mais doente, eu não conseguia escolher as coisas mais caras, queria que ela me desse as que tinham sido mais importantes na vida dela: camisas de dormir cheias de significado e jóias quase a fingir que a tinham enfeitado foram as coisas que fiquei dela… para não falar de peças de roupa totalmente kitsch e que já usei anos a fio... Ah, também me deixou o mau feitio mas isso dava outra história :) Mas isto tudo para dizer que não faço questão nenhuma de TER uma casa, a casa que alugo é mais que minha. Passei lá este ano e meio e muito dificilmente sairá o do meu coração… até há a hipótese de alguém conhecido ficar nela para a vir visitar de vez em quando! Desde que nasci que vivo em casas alugadas (em Lisboa e Faro), e mesmo quando os meus pais quiseram arranjar uma maior e “Nossa”, eu e o meu irmão não quisemos. Aquele era o nosso lar e dividir o quarto tinha sempre vantagens… nem que fossem as conversas nocturnas na escuridão de mana mais velha com mano mais novo…

Voltando à casa… um dia, íamos buscar o Zappa a pé e passamos por uma casa bem pertinho da nossa com um letreiro com algumas das suas características e a dizer “Vende-se”. Telefonamos logo e ficamos a saber o preço… esmoreci… o meu-mais-que-tudo, não! Convenceu-me a irmos ver a casa porque podia ser “aquela”. Lá fomos e gostamos. Ele mais que eu, porque o preço assustava-me (ainda me assusta). Pus-lhe defeitos e esqueci essa ambição. No dia seguinte, soubemos que estava vendida. Definitivamente, não era para nós. Na 2ª feira passada, no meio da Culturgest com amigos e antes do “Sherman´s march” segredou-me ao ouvido: “A placa está lá outra vez. A casa não foi vendida”… tinha recomeçado o meu tormento de tomar decisões tão grandes e pesadas (aiiiiiiii não quero crescer…). Voltamos à casa, já na companhia dos pais para sabermos uma 2ª opinião… acho que gostaram mais que nós! E decidimos… íamos ficar com ela! Em menos de uma semana, decidimos armários, chão, cores de paredes e vimos cozinhas. Já senti o coração apertado no banco quando nos apercebemos que o mundo não é tão luminoso como desejaríamos…

Os meus medos estão todos relacionados com o facto de me saber uma pessoa demasiadamente irrequieta para viver para uma casa, terei de conseguir manter esta possibilidade de fazer e conhecer coisas novas. O trabalho não chega e a casa também não…

A casa é gira. Muito gira. Enorme mas com características que nos fazem sonhar muito. Brevemente, e para vos pôr com curiosidade em a conhecer, tem 3 quartos (?!), 2 wc´s (?!), uma sala de estar, um cozinha com sala de jantar, casa das máquinas e… e… um jardim de 50m2!!!! Temos uma ameixeira! O meu-mais-que-tudo, já se imagina a chamar-me para jantar (ervilhas com ovos escalfados ;) e eu a jardinar e a tratar do nosso quintal… sonhar é bom, não acham?...

11 Comments:

Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

Vem para a mesaaaa! o jantar está prooonto! :-)

10:18 da manhã  
Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

compreendo - também sou adepta de outros valores. e continuo a achar que se pode e deve!! sonhar, mas também tem de existir espaço para a realidade, caso contrário, não caberiamos neste mundo. A vida exige-nos, pelo menos, um pé na terra:-). não se trata dO bem material... pensa nessa casa como algo que vai enriquecer contigo, com a vossa vivência e guardar tudo o RESTO, que é o que realmente conta... Pensa que é um projecto, como se estivesses a iniciar mais um curso qualquer! Tens de encarar isso na perspectiva certa... como sabes, há lentes azuis, cor de rosa, amarelas... é só escolher a cor com que queremos pintar a nossa vida! Porque na verdade, TER, no sentido de possuir... ninguém tem realmente nada.

2:16 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

aiiiiiiiiiiiiiii linda... finalmente alguém me diz algo que me preenche o buraquinho medroso que tenho coração... bigada!

3:31 da tarde  
Blogger sirob tem a dizer o seguinte...

eu costumava dizer que não queria ter nada que não pudesse largar em 5 segundos. esses dias já lá vão e agora existem milhares de coisas que não largo mesmo. apesar de compreender bem a angústia do compromisso, pensa no compromisso côr-de-rosa de teres uma casa para a vida (para isso é que se compram), onde todos os cantos terão memórias. um dia, vão ter memórias tão antigas que terás que assinalar nos cantos as memórias todas que vais querer lembrar

6:28 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

será que eu precisava de tirar um curso de escrita criativa para conhecer pessoas que me compreendam??? bigada niña :)

7:06 da tarde  
Blogger nataliE tem a dizer o seguinte...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9:33 da tarde  
Blogger nataliE tem a dizer o seguinte...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9:33 da tarde  
Blogger nataliE tem a dizer o seguinte...

sonhar é bom!
mas melhor ainda é deixar que um sonho se torne uma deliciosa realidade!!.. e com jardim! cheio de borboletas e de flores e de morangos e de alfazemas e.. de mais sonhos!
beijos

9:33 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

O vicente ficou muuuiito contente por saber que "já tem" um jardim privado para ir brincar e, quem sabe, plantar a sua primeira árvore!!
Estamos muito felizes por vocês
Parabéns da Familia Cerqueira

12:03 da tarde  
Anonymous Anónimo tem a dizer o seguinte...

O vicente ficou muuuiito contente por saber que "já tem" um jardim privado para ir brincar e, quem sabe, plantar a sua primeira árvore!!
Estamos muito felizes por vocês
Parabéns da Familia Cerqueira

12:04 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

bemmmmm, o vicente a plantar a sua primeira árvore connosco era qualquer coisa de LINDOOOO :)

eu ia adorar e o padrinho babado de certeza que também! acho que é impossível, ele ter tios mais ecológicos, não achas? :) :) :)

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home