terça-feira, julho 18, 2006

Ontem, tive uma noite muito pop...

... fui ver Belle and Sebastian ao Coliseu.
Ganhei 1 bilhete no Disco Digital, por isso, a seguir a umas voltas com o meu-mais-que-tudo, lá fui eu :)
Aqui fica a crítica (acho que foi mais ou menos isto que se passou, era um concerto dificil de não se gostar e afinal de contas passaram algumas das minhas músicas preferidas, como o "Discothéque"!):
Belle & Sebastian em Lisboa: Num Filme Sempre Pop
Luís Bandeira
"A princípio tenho que afirmar que temi o pior. O concerto de segunda-feira à noite dos Belle And Sebastian poderia ser, digamos, que «um concerto para amigos apenas». Eis que em apenas 20 minutos, tudo mudou e o que parecia não chegar a acontecer, aconteceu. Perto de 2500 pessoas assistiram ao retorno da banda escocesa ao nosso País, depois de uma primeira passagem pelo Festival Sudoeste.
Foram precisos apenas alguns segundos em palco, para perceber a simpatia e o à vontade dos músicos escoceses, que esta seria uma enorme noite de pop music. Músicas feitas à medida, com todo o savoir faire próprio de quem está nisto há mais de dez anos… como dizia João Loureiro, dos extintos Ban, «num filme sempre pop».
Um filme sempre pop onde se encontram guitarras, baixos, percussões, pianos, trompetes e xilofones, num casamento bem conseguido com a interpretação de Stuart Murdoch, das suas pequenas/grandes histórias de amores, desamores, fúrias, de dias de Verão, de decisões difíceis, de dias stressantes, de dias calmos. Todo este universo coube no espaço finito do Coliseu dos Recreios.
Os Belle And Sebastian tocaram ao todo 20 temas (o que se podia chamar de revisão de carreira) retirados dos variados álbuns da banda (maioritariamente dos primeiros «Tiger Milk» e «The Boy With The Arab Strap» assim como «The Life Pursuit»).
Stuart Mudoch falou fluentemente em português, fumou cigarros dados por uma espectadora (logo convidada a partilhar o palco com a banda), gracejou com o público, brincou com os restantes elementos dos Belle And Sebastian e, principalmente, fez aquilo que cada vez mais é raro ver um músico fazer em palco: divertir-se e fazer com que o seu público se divirta também.
Pelas colunas de som do Coliseu passaram temas como «Expectations», «Another Sunny Day», «Funny Little Frog», «I`m a Cuckoo», «The Boy With The Arab Strap», «The Blues Are Still Blue», «The State That I Am In», «Simple Things», entre muitas outras.
Antes dos Belle And Sebastian tocaram os portugueses Pop Dell`Arte. Em pouco mais de meia hora (e com um péssimo som nas primeiras músicas) João Peste e companhia passou em revista algumas pérolas da música moderna portuguesa como o são «Berlin Welisa Strada», «Querelle», «Arriba, Avanti Pop Dell`Arte», «Ilogik Plastik» e «O Amor É… Um Gajo Estranho». Felizmente, o som foi melhorando fazendo com que a magia da poética de João Peste se fizesse notar arrancando aplausos eufóricos do público (ainda escasso, é certo) presente."
Disco Digital, 18 de Julho

2 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Voltaste a concorrer aos passatempos? desta vez musicais...
já sabes que corte é que vais fazer?! Eu agora aderi a cortar cabelo na casa dos cabeleireiros ;) sai um pouco mais barato

10:09 da manhã  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

sim, tinha concorrido há mais de 1 mês, já nem me lembrava...

Pois, mas só se a Silvia cortasse em casa... definitivamente (e depois de experimentar não sei qtos cabeleireiros conhecidos) ela é unica que me corta o cabelo como deve ser... os outros fazem festinhas :P

2:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home