quarta-feira, janeiro 10, 2007

Sugestões para hoje...

Novo Tango
- dança -
“Neste autêntico baú de ideias que é o espaço Bacalhoeiro, as actividades não param de nos surpreender. As noites de 4ª feira começam com aulas de Novo Tango – entenda-se por tal, a mistura entre o tango tradicional e os novos ritmos electrónicos que agora chegam à Argentina. Çançado o ritmo, a noite Continua para os que já não precisam de professor com as “tango lounge sessions” a partir das 22h.

Bacalhoeiro, R. dos Bacalhoeiros, 125
4ª feiras às 20h"
Formação em trabalho bográfico e “counseling” de orientação antroposófica
Com Marié de Uña Fernández segundo programa elaborado por Blanca Sánchez de Muniain
Objectivo da formação
O objectivo primordial deste programa é oferecer um processo de formação en Trabalho Biográfico que possa ser utilizado profissionalmente no campo do desenvolvimento pessoal. Também está aberto a pessoas que, sem um interesse profissional, desejam aprofundar a imagem antroposófica do ser humano para o seu desenvolvimento pessoal. Este trabalho desenvolve-se a partir do trabalho do Dr. Bernard Lievegoed (médico psiquiatra) desde 1978 e é hoje em dia levado a cabo em numerosos países da Europa e América.

Horário e duração
A formação global desenvolve-se ao longo de 3 ciclos. Cada ciclo consta aproximadamente de 150 horas lectivas, repartidas em 10 encontros mensais de um fim de semana, com excepção dos meses de Julho e Agosto. No final de cada ciclo far-se-á uma avaliação pessoal e em grupo antes de ser tomado qualquer compromisso para os ciclos seguintes.

Data prevista de inicio da formação
Janeiro-Fevereiro de 2007

Idioma
Castelhano

Formadora – Marié de Una Fernandez
Nasceu em Pontevedra en 1951. Estudou Ciências Exactas na Universidade de Santiago e foi professora de Matemática durante 25 anos. Em 1990 conhece o Trabalho Biográfico com o médico Roberto Crottogini, estuda Psicologia licenciando-se na especialidade de Psicologia Clínica e completa a formação de três anos em Trabalho Biográfico com Blanca Sánchez de Muniain. Actualmente exerce actividade como biógrafa e psicóloga de orientação antroposófica em consulta privada, trabalhando também com diferentes grupos de desenvolvimento pessoal.

Conteúdo e desenvolvimento
Neste Programa apresentam-se os quatro aspectos básicos a desenvolver ao longo da formação:
1. O Trabalho Biográfico e a sua justificação hoje.
2. A imagen antroposófica do ser humano.
3. A preparação pessoal do biógrafo.
4. A metodologia.

Imagem atroposófica so ser humano
Esta é a base de Trabalho Biográfico. Dada a sua complexidade, é necessário abordá-la de distintos aspectos que a conformam para chegar a uma visão global. Estes aspectos compreendem, entre outros os seguintes temas: Formação tripartida do ser humano e as leis que a regem; Reincarnação e destino; Desenvolvimento da consciência na humanidade; Etapas de desenvolvimento no indivíduo; A polaridade masculino / feminino; O desenvolvimento do temperamento durante a infância; As influências na composição anímica; O significado da dor, da enfermidade e da morte

Preparação pessoal do biógrafo
Este aspecto é o fio condutor da formação para o Trabalho Biográfico.
Será uma referência importante ao longo de todo o processo e terá o seu próprio espaço dentro do programa.

O Trabalho de Biografia não está baseado numa técnica, é antes a comprensão profunda do ser humano através do estudo e do auto-desenvolvimento. Para isso o biógrafo tem de afinar os seus órgãos anímicos através de uma disciplina que o leve a um maior auto-conhecimento, um esforço de auto-educação e um desenvolvimento espiritual.

Metodologia do programa
(solicitar programa junto dos contactos em baixo)
Propõe-se seguir uma metodologia baseada na participação activa de cada participante directamente pelo trabalho pessoal de auto-conhecimento através de sua própria biografia, como na prática de exercícios dirigidos a aprender a observar, reconhecer e explorar a sua própria biografia e a dos outros participantes. Haverá ainda exposições sobre cada um dos temas, dar-se-á bibliografia e far-se-ão exercícios artísticos.

Participantes e propina
É importante que cada participante examine os seus motivos, interesse e disponibilidade tanto de tempo como económica, antes de tomar uma decisão. As condições que esta formação requere são as seguintes:
• Interesse pelo conhecimento da imagem antroposófica do ser humano.
• Interesse pelo Trabalho Biográfico de um ponto de vista profissional
e/ou como desenvolvimento pessoal.
• Trabalhar a própria biografia, em grupo durante a formação e de
maneira individual antes de a utilizar como ferramenta de trabalho.
• Disponibilidade para assistir a todos os encontros e compromisso
relativamente ao programa e aos outros participantes.
• Estar disposto a manter durante todo um ciclo a mensalidade que seja
previamente estabelecida (depende do número de inscritos, embora se possa prever um valor entre 50 e 60€/mês).

Local, pré-inscrições e informações
Curso no Porto - contactar Fátima Teixeira. Tel. 283635311/210/207 ou 252627194 ou fncteixeira@gmail.com
Curso em Lisboa – Harpa, Quinta S. João dos Montes, 2600. Alhandra ou Tel. 219512092 ou harpa_portugal@yahoogrupos.com