terça-feira, novembro 15, 2005

Viagens da nossa e da vida deles :)

... outro dia recebi uma newsletter da "Rota e destinos" e como tinha artigos de viagens aparentemente interessantes, resolvi espreitar.
Parei num artigo que reli várias vezes e que me levou a admitir que "Sim, a inveja é MESMO uma coisa muito feia" :) é que entrevistaram 10 pessoas conhecidas para lhes perguntar qual tinha sido a viagem das suas vidas... deixo-vos o tesmunho que mais me impressionou:
"No caso de José Megre, um viajante compulsivo da variante enciclopedista e estradista de fundo, a pergunta certa não é quantos países visitou (ou cruzou em velocidade de cruzeiro), e sim, quantos lhe faltam no currículo. “Tenho 170”, diz para princípio de conversa. Isto é, faltam-lhe 23 para conquistar o mundo. Dizer qual a viagem que mais o marcou não é ingrato, “é ridículo”. O melhor é reformularmos a pergunta (com alíneas e separatas) e pedirmos não “a”, mas as 10, e já agora, com motivos de interesse divididos por paisagens, pessoas, património, cultura. “Durante 12 anos andei obcecado com os mesmos países: Argélia, Líbia, Níger e Mali”. A obsessão, que era mais “um fascínio do fim” acabou em 1992, quando terminaram com a rota original do Paris-Dakar. Com partida de Paris, Megre recorda ainda um trajecto até Pequim e outro com destino final na Cidade do Cabo, duas rotas históricas dos viajantes de estrada, bem como um Lisboa-Katmandu-Goa. Passamos então à faceta enciclopédica. Para Megre há no mínimo 20 países a não perder, ou de primeira linha para quem pretenda ter-se na conta de “viajante” e não de “simpatizante”. A saber: Argélia, Butão, Bolívia, Birmânia, Camboja, Egipto, Índia, Japão, Líbia, Marrocos, Mali, Níger, Nepal e Yemén. “Não se pode generalizar, mas pelo menos 30 por cento de cada país, em média, é de grande interesse”, diz Megre, que considera, por exemplo, na vertente da arquitectura antiga, o Yemén e o Butão dos países mais preservados. Já o Níger tem das pessoas mais fantásticas e genuínas que conheceu. O homem que organizou os célebres raides Nissan Terrano (Tibete e América do Sul), cuja última viagem o levou à Antárctida, nomeia ainda a Islândia pelas suas paisagens deslumbrantes."
"Rotas do Mundo", Junho de 2005
Não me digam que não tenho razões para ficar a flutuar e sonhar em viajar, viajar, viajar ...

Se quiserem ler todos os artigos, espreitem:

2 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Só me faltam 181!

2:24 da tarde  
Blogger boneca tem a dizer o seguinte...

uma vida inteira não chega para conhecer isto tudo!... pelo menos, a vida inteira do 'comum dos mortais':-)

11:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home