terça-feira, janeiro 17, 2006

Já foi falada aqui mas para quem ainda não a visitou, aqui fica uma sugestão imperdível...

Uma Casa Portuguesa - Bazar de Natal Português
"Salazar usava um petróleo capilar para evitar a queda do cabelo que mandava o seu motorista buscar à fábrica de cosméticos Nally, ainda hoje sediada no Campo Grande, em Lisboa. Quando, um dia, o dono da Nally quis fazer-lhe uma gentileza oferecendo-lhe um lote de frascos, a resposta do serviçal terá sido irrepreensível: "O senhor presidente do conselho quer tudo com os máximos descontos! Mas nunca nada oferecido".
É destes tempos de mesuras, em que os produtos que faziam parte do dia-a-dia vinham em embalagens delicadíssimas, que é feita a venda de Natal que a Loja da Atalaia, no Bairro Alto, em Lisboa, tem até Janeiro. Há cremes Nally com nomes deliciosos como Benamor, "adorável produto de beleza que transmite à pele um encantador tom de frescura", sabonetes, limpa-metais Coração no seu inconfundível cilindrozinho verde e vermelho e muitas outras preciosidades de outros tempos.
A boa notícia é que muitas delas não são exotismo retro sem préstimo: a autora da ideia, Catarina Portas - que tem projectos para desenvolver livros e exposições sobre o tema, que intitulou "Uma casa portuguesa" -, andou pelas drogarias e fábricas país fora e descobriu que muitas das marcas que pensávamos fazer parte da história de um país durante muitos anos fechado ao exterior ainda estão, afinal, no mercado, algumas delas com o mesmo design com que nasceram há oito décadas atrás.
A quem tem pouco dinheiro para gastar em prendas recomenda-se o tapete de rato com uma imagem tirada por um dos pioneiros da fotografia portuguesa, por cinco euros, ou um lápis Viarco, por 75 cêntimos. Os fabulosos posters do Coração custam 50 euros, e as caixas de sabonetes antigos a partir de 32.
A loja abre todos os dias às 14h, excepto ao domingo, e fecha às 22h de segunda a quinta, e à meia-noite às sextas e sábados."
Telefone: 213421565
Local: Lisboa, Loja da Atalaia - Tv. do Poço da Cidade, 47
Horários: de 3 Dez a 30 Jan, 2ª a Sáb das 14h às 22h
Site oficial: http://www.umacasaportuguesa.com
Guia do Lazer

2 Comments:

Blogger arte-i-factos tem a dizer o seguinte...

Não se esqueçam que esta loja como está fecha no fim do mês!
Aproveitem agora!

2:27 da tarde  
Blogger Floppy tem a dizer o seguinte...

sim, é verdade!

Comprei lá a prenda de natal dos meus pais e acho que realmente, eles adoraram! Se conhecerem ou forem ver, é a caixa "andorinha voa, voa" personificada (alterei o sabonete para 2 de Braga, pus mais postais e troquei um andorinha grande por 3 pequenas) e acho que valeu a pena...

A minha caixa preferida é "O milagre de fátima", kitsch mais kitsch não há :)

Mas para os mais distraídos, depois do fim do mês, podem sempre ver e comprar estas coisas no site, na loja "coisa de cá" (na rua da madalena) e, pelo o que li e me disseram, numa loja ao lado do Media Market no estádio da Luz... é uma prenda MUITO original!

3:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home