terça-feira, janeiro 13, 2009

Uma nota gastronómica…

Pesce intero al forno in crosta di sale

2 Kg de peixe limpo e arranjado, ervas aromáticas (manjericão, salsa, raminhos de funcho, etc..), 1 limão às fatias, raspas de 1 limão, 3 kg de sal grosso marinho (por cada 1 kg de peixe é necessário 1,5kg de sal), raspa de 1 laranja, 1 ovo batido, 1 mão cheia de sementes de funcho, azeite.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Recheie a cavidade do peixe com uma mistura de ervas aromáticas e rodelas de limão. Misture o sal com a raspa de limão e de laranja, o ovo e as sementes de funcho. Deite uns pingos de água e amasse bem a mistura, até parecer areia molhada. Faça um camada de 1 cm com o sal num tabuleiro de ir ao forno, fazendo uma cama para cada peixe. Pincele a pele do peixe com azeite e ponha em cima do sal. Ponha o resto do sal por cima, carregando com a mãos para apertar bem. Não precisa de tapar a cabeça e a cauda. Asse o peixe no forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos. Sirva à mesa, partindo a crosta de sal.

Fonte:
Livro “Cozinha na Itália” de Jamie Oliver

Nota Floppyanna: costumamos fazer com robalo ou dourada e já tínhamos feito a receita mais básica: peixe coberto com uma mistura de sal e clara de ovo e sinceramente, acho que não ficou mto diferente deste… ah, pelo o que já tínhamos aprendido, outro truque é deixar as escamas para o peixe não ficar demasiado salgado.

Hambúrgueres de cuscuz e queijo de cabra

1 chávena de cuscuz cozido, 180g de queijo de cabra curado, 1 colher de sopa de raspa de limão, ½ chávena de folhas de salsa, 2 colheres de sopa de óleo.

Num copo de robe, coloque o cuscuz, o queijo de cabra, a raspa de limão e a salsa. Bata por 1 minuto ou até a mistura se assemelhar a pão ralado. Forme hambúrgueres de ¼ de chávena cada. Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Adicione o óleo e cozinhe os hambúrgueres por 3 minutos cada lado ou até ficarem dourados. Sirva com uma salada.

Fonte:
Revista “Saber Viver” de Maio 2008

Nota Floppyanna: Já fiz esta receita há alguma tempo mas lembro-me que ao bater os ingredientes não ficaram nada a parecer pão ralado… mas o que interessa é que ficou bastante bom!

Etiquetas: , , , , , ,