quarta-feira, outubro 22, 2008

Uma nota gastronómica...

... jantar para uma mãe cozinheira (me!), um pai babado, uma apreciadora de seitan, um não apreciador de seitan e uma prima não comedora de carne, assistidos por um bebé com sono e uma cadela a roer um osso :)
Assado de seitan
500g de seitan, 20 batatas pequenas, 7 dentes de alho, 3 cebolas, 2 folhas de louro, piripiri, sumo de 1 laranja, noz moscada, salsa fresca, azeite, 250ml de vinho branco, 1 colher de sopa de colorau, flor de sal, pimenta preta
Num almofariz, coloque 5 dentes de alho com flor de sal, colorau, piripiri, azeite e sumo de laranja. Esmague tudo. Coloque o seitan numa travessa com alguns golpes em cima e regue com o molho. Deixe apurar durante 3 horas. Descasque as batatas e corte-as aos pedaços. Faça uma cama de cebolas e alho, por cima coloque o seitan e disponha as batatas à volta. Adicione o tempero do seitan, onde esteve a apurar, junte a noz moscada, a pimenta preta, as folhas de louro e regue tudo com o vinho. Leve ao forno. Vá regando com o molho para não deixar a parte de cima secar. Quando estiver quase pronto, adicione a salsa picada.
Fonte: Livro “As minhas receitas”
Nota Floppyanna: Gostei, apesar de gostar mais de outra receita, e achei que o sumo de laranja dá-lhe um travo que não é muito do meu agrado… fiz com cebolas roxas, agora cozinho tudo com elas, e dá um sabor muito menos forte e mais adocicado que as normais.

Etiquetas: , ,