quarta-feira, setembro 24, 2008

Uma nota gastronómica...

... e mais um jantar depois de um lanche fantástico no novo lar da Natalie ;) ...
Tarte tartin de cogumelos
(6 pessoas)
120g de manteiga sem sal cortada aos bocados, 1 ½ colher de azeite, 3 dentes de alho esmagados, 500g de mix de cogumelos cortados ao meio, 375g de massa folhada preparada, sal q.b. Para o caramelo de balsâmico: ¼ chávena de vinagre balsâmico, ¼ chávena de açúcar amarelo, 3 colheres de chá de tomilho
Aqueça o forno a 200ºC. Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira grande em lume alto. Adicione os cogumelos, o alho e tempere com sal. Cozinhe por 5 minutos ou até dourar. Unte 6 ramemquins (capacidade de 1 chávena cada). Divida os cogumelos pelos ramequins. Corte 6 círculos de massa folhada (com tamanho suficiente para caberem dentro do ramequin) e coloque em cima dos cogumelos. Leve ao forno num tabuleiro e asse por 20 minutos ou até a massa estar dourada. Enquanto a tarte estiver a cozinhar faça o caramelo: coloque o vinagre e o açúcar numa frigideira em lume alto. Mexa o açúcar até este dissolver. Deixe levantar fervura e cozinhe por 4 minutos ou até engrossar. Adicione o tomilho e misture. Retire do lume e reserve. Vire a tarte tartin em pratos e regue com o molho. Sirva acompanhado de uma salada.
Fonte: Revista Blue Cooking, nº24 de Fevereiro de 2007
Nota Floppyanna: não fiz em 6 ramequins (até porque só tenho 2), fiz numa tarteira normal e acho que ficou bom na mesma!

Etiquetas: , ,