terça-feira, outubro 07, 2008

Uma nota gastronómica...

... duas receitas antigas mas nunca pus aqui: a 1ª é uma que fazemos com alguma frequência e a 2ª é especial porque foi a primeira vez que cozinhei desde que a nossa princesa nasceu...
Arroz no forno de tofu fumado
(4 pessoas)
600g de tofu fumado, 1 farinheira de soja, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 0,5 dl de azeite, 1 colher de sopa de gengibre picado, 1 folha de louro, 300g de arroz agulha, 2 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de salsa picada, água quente q.b.
Corte o tofu em fatias e a farinheira em rodelas. Pique a cebola e o alho. Refogue-os no azeite com o gengibre e o louro. Adicione o arroz e deixe fritar. Tempere com o molho de soja e regue com água quente. Verta o arroz num pirex e leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 12 minutos. Quando faltarem 3 minutos para terminar, acrescente o tofu e a farinheira e enveolva. Leve de novo ao forno. Polvilhe o arroz com a salsa picada e sirva de imediato.
Fonte: Livro Cozinha Vegetariana - a alternativa saudável
Nota Floppyanna:
para ajudar a calcular a água para o arroz, os 300g de arroz são mais ou menos 2 copos.
Lasanha assada com espargos e pesto
(4 pessoas)
500g de espargos arranjados, 25g de massa de lasanha, 2 chávenas de molho de tomate e basílico, 1 chávena de pesto, sal q.b., 1 chávena de queijo parmesão ralado, 1/2 chávena de migalhas de pão fresco
Aqueça o forno a 200ºC. Leve uma panela grande com água temperada com sal a ferver. Prepare um banho de gelo (numa tigela grande com água fria e cubos de gelo para arrefecer os espargos) e coloque perto da panela. Coloque os espargos arranjados na panela e ferva por 1 minuto, escorra e coloque no "banho de gelo". Retire e escorra bem. Corte em pedaços pequenos e reserve. Cozinhe a massa da lasanha na mesma água de acordo com as instruções da embalagem. Coloque também no banho de gelo e seque por cima de panos de cozinha ou papel absorvente. Reserve. Numa tigela misture o molho de tomate, o pesto, o queijo ralado. Unte 4 pratos de ir ao forno pequenos ou um grande com manteiga. Cubra a base com uma camada de folhas de lasanha. Por cima da massa coloque uns pedaços de espargos seguidos de 2 colheres de sopa da mistura de pesto e mais uma camada de lasanha. Continue estas camadas, finalize com duas de lasanha e a misture de pesto: uma camada de massa seguida de pesto, mais uma camada de massa e o resto do pesto por cima. Polvilhe com as migalhas de pão e leve ao forno por 15 minutos ou até borbulhar e ficar dourada. Sirva com uma salada.
Fonte: Revista Blue Cooking, nº26 de Abril 2008
Nota Floppyanna: como calculam, quando fiz esta receita, não abundava de tempo para estar a fazer tudo com todo o preceito... daí que decidi abreviar e fiz tudo num só pirex, usei massa de lasanha pré-cozinhada e espargos de conserva. Não é a mesma coida, como é óbvio (ficam muito mais moles e com muito menos sabor) mas foi o que se arranjou e ninguém se queixou :)

Etiquetas: , , , ,